quinta-feira, 29 de julho de 2010


HOMENS DE OURO
Antes da fundação da Academia Lider, o judô já era praticado em diversas colônias japonesas da região, tais como: Colônia Agrícola de São Bento (Duque de Caxias), Colônia Agrícola de Papucaia (Papucaia), Colônia Agrícola de Itaguaí (Itaguaí) e outras.
O judô, portanto, migrou dessas colônias para as academias.
Cerca de três anos antes da fundação da Academia Líder, o prof. Marcel George Désert, faixa preta 1º grau (Sho-Dan), de nacionalidade francesa e que lecionava no Centro Metropolitano de Desportos Gráficos, auxiliava os professores Masimo Ogino (4º dan) e Gengo Katayama (7º dan) nas aulas ministradas aos sábados, na Colônia Agrícola de São Bento.
Os professores iam de ônibus até Duque de Caxias e um caminhão os apanhava, para levá-los ao local de treinamento.
Por volta do final do ano de 1958, a Colônia Agrícola de São Bento mudou-se parte para Papucaia e parte para Itaguaí. Nesta ocasião, o prof. Marcel recebeu o convite do Sr. Antônio Gomes, Diretor da Academia Líder, para ensinar judô naquela agremiação.
Os primeiros alunos do prof. Marcel, na Academia Líder, foram: Walter Russo de Souza, Antônio da Silva Gomes, Ronaldo Pereira Leal e Adão Mayano, dentre outros.

PROFº  MARCEL GEORGE DESERT (MEHDI)   E  PROFº  ANTÔNIO DA SILVA GOMES                                                     FONTE TEXTO: O  JUDÔ NO RIO DE JANEIRO ORIGEM E TRAJETÓRIA PROF. MS. PAULO FERNANDO TENÓRIO WANDERLEY 2001

Nenhum comentário:

Postar um comentário